Pesquisadores da UFSC visitam obra de bioconstrução em Superadobe em Florianópolis

/, Sem Categoria/Pesquisadores da UFSC visitam obra de bioconstrução em Superadobe em Florianópolis

Pesquisadores da UFSC visitam obra de bioconstrução em Superadobe em Florianópolis

img_0930

por Fernanda Dorta

Os alunos de mestrado e doutorado em arquitetura e urbanismo da UFSC, visitaram na semana passada, em Florianópolis, a  maior obra de suberadobe da ilha, projetada pela arquiteta Cecília Prompt da Margem Arquitetura.

Segundo a professora Lisiane Ilha Librelotto, responsável pela disciplina de gestão da sustentabilidade na construção civil, a ideia da visita, que possui o mesmo objetivo da disciplina, foi  poder estudar estratégias para avaliar a sustentabilidade nas edificações e também poder avaliar técnicas de construção alternativa que são menos impactantes, como o caso da obra da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Santa Catarina – AFFESC, localizada em Canasvieiras.

A obra vem sendo executada desde maio pelo bioconstrutor Raphael Autran e sua equipe da Baobá Tecnologias Ambientais. O projeto deu início em 2015 e a obra está prevista para o final de novembro, antes da temporada de verão. A Casa de Chá, projeto que nasceu do Centro de Educação Ambiental da associação, tem como objetivo recepcionar sócios e visitantes da AFFESC durante a temporada de verão e também receber escolas e a comunidade em geral através de eventos ligados à fitoterapia e sustentabilidade.

Conheça o Projeto Casa de Chá da AFFESC: Saiba mais detalhes sobre a obra. Clique aqui!

Planta: Arq Cecília Prompt

Planta: Arq Cecília Prompt

 

 

Para conhecer sobre a linha de pesquisa que relaciona sustentabilidade e construção civil, da engenheira e professora Lisiane Librelotto do curso de pós-graduação em arquitetura (UFSC), acesse:  http://grupovirtuhab.paginas.ufsc.br/

 

By |2018-02-23T16:44:37-03:00outubro 25th, 2016|Construções com Terra, Sem Categoria|1 Comment