por Fernanda Dorta
Os alunos de mestrado e doutorado em arquitetura e urbanismo da UFSC, visitaram na semana passada, em Florianópolis, a maior obra de suberadobe da ilha, projetada pela arquiteta Cecília Prompt da Margem Arquitetura.
Segundo a professora Lisiane Ilha Librelotto, responsável pela disciplina de gestão da sustentabilidade na construção civil, a ideia da visita, que possui o mesmo objetivo da disciplina, foi poder estudar estratégias para avaliar a sustentabilidade nas edificações e também poder avaliar técnicas de construção alternativa que são menos impactantes, como o caso da obra da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Santa Catarina – AFFESC, localizada em Canasvieiras.
A obra vem sendo executada desde maio pelo bioconstrutor Raphael Autran e sua equipe da Baobá Tecnologias Ambientais. O projeto deu início em 2015 e a obra está prevista para o final de novembro, antes da temporada de verão. A Casa de Chá, projeto que nasceu do Centro de Educação Ambiental da associação, tem como objetivo recepcionar sócios e visitantes da AFFESC durante a temporada de verão e também receber escolas e a comunidade em geral através de eventos ligados à fitoterapia e sustentabilidade.
Conheça o Projeto Casa de Chá da AFFESC: Saiba mais detalhes sobre a obra. Clique aqui!
Para conhecer sobre a linha de pesquisa que relaciona sustentabilidade e construção civil, da engenheira e professora Lisiane Librelotto do curso de pós-graduação em arquitetura (UFSC), acesse: http://grupovirtuhab.paginas.ufsc.br/