O evento teve como objetivo apresentar experiências de bioconstrução na região para incentivar novos projetos locais e regionais
Por Fernanda Dorta (p/ Margem Arquitetura)
A cooperativa de credito rural – Cresol CrediSeara, realizou na última semana (24), em Seara (SC), no oeste do estado, o I Seminário Regional de Bioconstrução para famílias de agricultores e moradores da região.
O encontro contou participação de cerca de 170 pessoas, dentre elas, agricultores familiares, cooperativas, arquitetos, universidades, escolas e poder público.
Segundo a arquiteta Cecília Prompt, que projetou uma casa unifamiliar em Seara, em 2011, “é muito gratificante observar que esse movimento continua acontecendo na região”. Durante o seminário a arquiteta apresentou experiências e conceitos sobre bioconstrução e contou como foi desenvolver o projeto da família de agricultores. (Saiba mais sobre este trabalho).
Bioconstrução + Agricultura Familiar
Através do aproveitamento dos recursos naturais como terra, pedras e madeira disponíveis no próprio local, algumas famílias vem descobrindo que é possível construir com qualidade, beleza e bem estar de todos.
Lideranças da cooperativa de crédito solidário de Seara acreditam que muito mais do que mostrar para as pessoas que podemos construir com menor custo, também ajudamos a diminuir os impactos ambientais, além de oferecer conforto térmico e acústico para as famílias.
“A bioconstrução nos traz muitos benefícios. Além de gastarmos um terço de custo de uma casa tradicional, nosso maior ganho é o envolvimento da família na obra, onde todos participam desde a discussão da planta até o trabalho mão na massa”, complementa Valdir Magri, presidente da CrediSeara.