A vivencia teve como objetivo aliar a colheita e tratamento de bambus a serem utilizados nas obras do Projeto Menina do Mato, sítio que desenvolve projetos sociais para a comunidade Barra do Sambaqui
A Menina do Mato e a Margem Arquitetura e Bioconstrução, promoveram no último final de semana (27 de agosto), em Florianópolis, minicurso e oficina sobre Colheita e Preservação de Bambu para a Construção!
A vivência foi organizada pela empreendedora social, Adriane Ferreira e a arquiteta Cecília Prompt, e facilitada pela arquiteta Andrea Jaramillo que trabalha com construções com bambu no Equador e no Brasil desde 2003.
A oficina, que contou com 25 participantes, ofereceu uma troca teórica sobre espécies, uso e tratamento de bambus. Após essa interação os participantes foram para o bambuzal colher, preparar e colocar os bambus na solução de tratamento.
“Escolhi o bambu neste projeto por ser um material resistente e esteticamente lindo! No caso do projeto Menina do Mato possuímos um bambuzal nativo que necessita de cuidados e oferece matéria prima abundante, sendo assim um ótimo recurso em termos de sustentabilidade”, afirma a idealizadora do projeto, Adriane. Segundo ela os bambus colhidos serão utilizados na construção de um banheiro seco e um telhado verde, próximas oficinas que acontecerão em seu sítio, localizado na Barra no Sambaqui. Os bambus já tratados serão utilizados na construção das paredes de taipa de mão – e no alicerce do telhado.
Sobre o Projeto Menina do Mato e a parceria com a Margem Arquitetura
O Menina do Mato é um negócio social – visa promover um impacto social em seu entorno e seu lucro é revestido no próprio negócio – voltado para a preservação ambiental e empoderamento comunitário.
A idealizadora sentiu vontade de abrir as portas do seu pequeno sítio a fim de fortalecer a comunidade através do consultório de psicoterapia, hospedagem e projetos sociais na área ambiental. Outro atrativo do local são os antigos engenhos de farinha e cana de açúcar. Segundo a empreendedora o projeto também visa preservar a história e identidade do espaço com uma casa açoriana de aproximadamente 140 anos.
A Margem Arquitetura, através da arquiteta Cecília Prompt, vem desenvolvendo projetos em parcerias com o intuito promover e acompanhar a técnicas de bioconstrução aplicadas no local.