O ciclo de oficinas de bioconstrução da Margem Arquitetura iniciou em fevereiro com o pé direito, ou melhor, com o pé no barro.
Mulheres, homens e crianças deram o início da construção da Casa de Brincar, do Projeto Margem Mirim, utilizando a técnica de Bioconstrução em COB, uma espécie de mistura de palha com barro e areia que formam paredes autoportantes e resistentes ao tempo.
A construção da Casa, que só está começando, é uma inspiração a ser implantada em escolas e espaços comunitários, além de ser um meio de interação e integração entre pais e filhos e comunidade.
A ação faz parte da arquiteta Cecília Prompt que vem desenvolvendo iniciativas envolvendo crianças no contexto da construção com terra. “Inspirada nas experiências de bioconstrução com meu filho Sebastião vi uma grande possibilidade de utilizar a biocontrução com um recurso pedagógico e de integração com a natureza”, ressalta.
Projeto Margem Mirim
E foi assi
m que surgiu o Projeto Margem Mirim. Como uma forma de despertar a curiosidade e introduzir princípios construtivos às crianças, o projeto visa desenvolver oficinas, iniciativas e projetos arquitetônicos envolvendo comunidade, escolas e principalmente as crianças a entrarem em contato com a construção natural.
As atividades de bioconstrução acontecerão até abril, todas as quartas-feiras, das 14h às 18h, no escritório e residência da arquiteta, no Rio Vermelho , em Florianópolis.
A próxima oficina, agendada para a próxima quarta-feira (8), às 14h, dará continuidade à técnica com o Cob e terá um tema especial: “Mulher e Bioconstrução”, uma reflexão em homenagem o Dia Internacional da Mulher.
Serviço:
Oficina de Bioconstrução Projeto Margem Mirim
Crianças e Mulheres são muito bem vindas e participam das atividades!
Valor: R$50,00 / dia + lanchinho para compartilhar
Mais informações: arquiteturamargem@gmail.com ou pelo whats (48) 99660-7803
Ou evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/266260010468214/