Residência Social Bioconstruída

//Residência Social Bioconstruída
Residência Social Bioconstruída2018-02-23T16:44:39-03:00

Project Description

Residência Social Bioconstruída

Este projeto foi realizado por meio de uma consultoria prestada ao Proecotur, Ministério do Meio Ambiente. O projeto abrangeu um curso de bioconstrução direcionado aos moradores da Ilha Grande do Paulino, local de natureza exuberante localizado no Delta do Parnaíba, Maranhão. O curso foi teórico e prático, sendo que a parte prática foi realizada por meio da construção da casa de uma das famílias moradoras da Ilha Grande. O desafio era o de construir uma habitação de baixo custo, confortável e adequada ao clima local, e que tivesse critérios de preservação ambiental. O curso objetivou a capacitação e conscientização dos moradores, que têm como os recursos naturais da Ilha fonte principal de sobrevivência.
A casa foi projetada de acordo com as necessidades da família de três pessoas, de forma participativa. As técnicas foram escolhidas pela própria comunidade: terra ensacada para as paredes externas e adobe para as internas.
Os tijolos de adobe foram feitos de acordo com a tradição dos moradores que já tinham domínio da tecnologia: somente com barro e secados ao sol. A comunidade também domina a técnica do reboco natural, sabendo como utilizar os diferentes tipos de barro disponíveis na Ilha.
Este trabalho foi uma experiência muito emocionante. Os moradores da Ilha Grande do Paulino deram um exemplo de força de vontade e de união. A família ficou muito feliz com a casa, reafirmando o conforto térmico proporcionado pelas tecnologias utilizadas, mesmo no clima de extremo calor no qual estão inseridos.

Projeto, Execução e Trabalho de Capacitação da Mão de Obra: Arq. Cecília Prompt