Project Description
Esta escola sustentável foi construída no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis. A escola de pedagogia Waldorf priorizou conceitos de arquitetura sustentável e bioconstrução. A obra teve ampla participação da comunidade escolar, contando com diversos eventos de cursos e oficinas em todas as suas etapas. Para a construção da sala de aula, foi desenvolvida uma tecnologia de “woodframe para a bioconstrução”. Os painéis foram estruturados com madeira de reflorestamento e bambu. O bambu foi coletado em locais próximos ao terreno e tratado no local. Os painéis foram montados no chão e posteriormente erguidos, consolidando as paredes externas.
As vedações foram feitas com pau a pique (ou taipa de mão). A trama para o pau a pique foi feita, também, em bambu. A terra arenosa foi comprada no comércio do bairro e a fibra utilizada foi coletada de diferentes locais do bairro. As esquadrias foram todas de demolição.
As oficinas tiveram participação de pais, professores, e comunidade em geral. Houveram também visitas de turmas do curso de arquitetura e urbanismo da UFSC bem como de outras escolas de ensino fundamental.
Os revestimentos foram feitos com terra e cal e as tintas também foram feitas de forma natural, com uso de terra, água e cola branca.