Project Description

Base de Apoio da REBIO Piratuba
2011

Cutias do Araguari, AP

Capacitação de mão de obra e fiscalização: Arq. Cecília Prompt
Projeto arquitetônico: Arq. Henrique Pinheiro 
Execução: FN Construções

 

Nesta obra, a Margem Arquitetura realizou a capacitação da equipe construtora para execução das tecnologias de bioconstrução. 

Além da capacitação da equipe de pedreiros, houve participação da comunidade local para que aprendessem tecnologias possíveis de serem aplicadas em suas próprias casas. O pau-a-pique, com seu enorme potencial lúdico, foi executado em parte pela comunidade. As paredes de pau a pique foram construídas sobre as de terra ensacada, no segundo pavimento. A estrutura do segundo pavimento foi feita em madeira.

A etapa final incluiu também os rebocos feitos de terra, areia e cal. Ficaram lindos!

Esta obra é um belo exemplo do potencial da terra ensacada, técnica também conhecida como superadobe ou hiperadobe. Neste caso as fundações também foram feitas com esta técnica, só que na base os sacos foram preenchidos com solocimento.

A equipe nunca tinha trabalhado com bioconstrução, mas era muito experiente com construção convencional. Esta qualidade, aliada a uma capacitação bem feita, garantiu o bom resultado da obra.

A tecnologia dos painéis de serragem com solocimento, criada pelo autor do projeto, visava pré-fabricação de painéis de terra para a montagem em áreas permanentemente alagadas.

Em obra fizemos a análise do solo por meio de testes de campo e construímos um painel protótipo, já durante as etapas iniciais da obra. O traço escolhido foi de 1 parte de cimento, 12 de terra arenosa e 18 de serragem. Ainda assim, alguns painéis ficaram pesados e os trabalhadores optaram por executar os próximos já na parede, com auxílio de fôrmas.

A cisterna de ferrocimento, para coleta de água da chuva, também foi objeto de aprendizagem.

Artigos sobre esta obra foram publicados no Elecs 2011 e no Siacot de 2012. Lá tem mais detalhes.