Muita gente pensa que o trabalho do arquiteto é algo supérfluo na hora de construir uma casa. Talvez porque temos a referências de grandes arquitetos como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Roberto Burle Marx ou pensamos somente na questão estética, nas formas e modelos sofisticados de construção.
Mas a arquitetura e urbanismo é uma profissão tão importante quanto necessária, não só pela estética, mas principalmente pelo planejamento urbano e por projetos arquitetônicos seguros.
Para a arquiteta Cecília Prompt, da Margem Arquitetura, a profissão do arquiteto não só ajuda a estudar o uso do espaço, sob um olhar mais social e ambiental, como também contribuir para respeitar às necessidades do cliente e o desenvolvimento correto das cidades.
“Tanto o planejamento construtivo, o desenho da planta, como o acompanhamento da equipe de execução e administração da obra são princípios e práticas que fazem toda diferença para o bolso do cliente, pois trata-se de um custo benefício, ressalta a arquiteta.
Arquitetura Sustentável
A Margem arquitetura atende um público diferenciado que busca soluções sustentáveis para suas edificações. Sugestões como a ventilação e iluminação natural, geração da energia renovável, saneamento ecológico, entre outros, são questões que precisam ser estudadas antes da concretização da obra. “Nossos clientes já possuem uma maior consciência da importância da nossa profissão, apesar de muita gente ainda achar que contratar um arquiteto irá encarecer o projeto”, afirma. Pelo contrário, há muito valor agregado no trabalho do arquiteto, pois através de um projeto arquitetônico é possível economizar na compra de materiais e durante o acompanhamento da obra transformar o projeto se for necessário. Em média um arquiteto cobra de 3,5 a 5% do valor de uma obra em relação a um projeto. “Isso é um valor ínfimo do valor de uma obra”. E o gasto com um arquiteto acaba sendo um retorno positivo ao cliente, pois além dos diferenciais apresentados pelo profissional, o cliente possui respaldo do responsável técnico.
Veja mais: Empregada doméstica constrói casa moderna com 150 mil reais