feng-shui-2

por Fernanda Dorta

No mundo oriental a saúde, arquitetura, relacionamentos, economia são vistos de modo integrado. Para que tudo esteja na perfeita harmonia, é preciso que as energias do ambiente estejam equilibradas. É por isso que a Margem Arquitetura te convida a pensar como você vem deixando a energia do seu ambiente influenciar positivamente sua vida?

Entrevistamos a arquiteta Tatiane Beltrão Rosa, consultora em Feng Shui, que nos conta qual a importância dessa ciência para a arquitetura e para trazer harmonia para nossas vidas. Confira a entrevista:

Margem: O que é o Feng Shui?

 Tatiane Rosa: O Feng Shui é uma ciência milenar chinesa que estuda o efeito das energias nos espaços, assim permite que qualquer pessoa, independentemente de suas crenças, se relacione de maneira saudável com o espaço em que vive. Diversas escolas desenvolveram maneiras de interpretar a ideia em que a pessoa e o lugar estão estreitamente ligados. Essa ciência pode ser utilizada para melhorar a saúde das pessoas, os aspectos financeiros,abrir novos caminhos e oportunidades, ajudar nos bons relacionamentos, tornar a vida do casal mais harmoniosa, ter filhos saudáveis,
ajudar nos estudos, dar mais lucros para as empresas, entre outros.

Margem: Como é aplicada essa técnica milenar?arquivo internet

T. R: Para as energias do ambiente usamos a teoria dos 5 elementos que também são utilizadas na medicina chinesa como o fogo, a terra, metal, água e madeira. O equilíbrio desses elementos muda a natureza e o destino dos homens. Cada ambiente possui um tipo de energia sutil que interage com o mundo físico. Quando certas energias sutis são nocivas usamos o elemento indicado como remédio para neutralizar-las trazendo benefícios  para o ambiente.

Já o mapa da energia Ba-guá, que possui 8 pontos de circulação de energia, são relacionados com o I Ching, que ajuda a mudar os padrões da nossa vida de forma terapêutica trazendo uma acupuntura no ambiente.

Margem: Como é possível utilizar o feng shui no projeto de uma casa?

arquivo internetT. R: O feng shui pode ser usado em qualquer etapa da construção. O ideal é que seja no estudo preliminar do projeto arquitetônico, cuidando desde a implantação da casa no terreno como o formato da construção. Também é muito utilizado numa reforma ou decoração da casa, utilizando modificações com cores, com os elementos, seus revestimentos de piso, parede ou até mesmo realizar modificação na disposição dos móveis a fim de manter a energia do ambiente fluida.

Com conhecimento e criatividade é possível deixar sua vida mais equilibrada e sua casa mais harmoniosa. Fica nossa dica!