A edição “Construções com Terra” traz esta semana a técnica taipa de mão. Considerada uma técnica mista, a taipa de mão utiliza tanto a terra quanto a madeira em sua composição.
Segundo a arquiteta especializada em estudos de construção com terra, Cecília Prompt, a Taipa de Mão consiste na construção de uma estrutura de madeira na qual é aplicada a terra. “A terra deve estar em estado plástico e é comum a adição de fibras vegetais.” Segundo seus estudos esta técnica muitas vezes é erroneamente denominada de “pau-a-pique”, que se refere à construção de madeira cujos paus são fincados diretamente no solo. Muitas vezes as gaiolas de madeiras em pau-a-pique recebem taipas de terra e daí provêm os equívocos a respeito da denominação.
A Taipa de Mão é uma técnica de vedação de paredes, ou seja, é necessário ter uma estrutura principal da casa e uma trama previamente construída. Sobre esta trama será colocada a massa. Uma das vantagens desta técnica é que podemos estruturar e cobrir a edificação, para depois preencher o entramado com barro.
Fonte: extraído da cartilha “Oficina Taipa de Mão”, realizada em 27 de novembro de 2015, no Camping Parque Rio Vermelho, em Florianópolis – SC.
Facilitação da oficina e produção da cartilha: Cecília Prompt _ Arquiteta e Urbanista / Bioconstrutora