por Fernanda Dorta
A construção natural, também chamada bioconstrução, busca a máxima integração do ambiente construído com o ambiente natural promovendo bem estar e saúde. É um ramo da arquitetura que busca construir casas em harmonia com a natureza intencionando o baixo impacto ambiental e muitas vezes com custos operacionais reduzidos.
A arquitetura de terra e as construções naturais já não são novidade para as culturas tradicionais do Brasil. Sobretudo, a aplicação de técnicas de bioconstrução vem ganhando força nos quatro cantos do país, sendo uma entre tantas ferramentas para trazer sustentabilidade para as edificações.
Segundo a arquiteta da Margem Arquitetura, Cecília Prompt, a construção com terra existe desde os primórdios da civilização, mas foi sendo depreciada com o advento da industrialização. Ela conta que muitos movimentos de arquitetos e profissionais do ramo da construção vem buscando resgatar ou aprimorar técnicas construtivas de menor impacto, além de projetar conforme a estética do lugar.
“Trabalhar com arquitetura para mim faz sentido se ela é uma ferramenta para a conexão com a natureza, para a busca da igualdade social e do bem estar das pessoas”, afirma a arquiteta.
Pesquisas na área vem aumentando e em vários países já existem normas técnicas específicas para a construção com terra. “No Brasil já temos normas para a construção com solocimento e está sendo desenvolvida uma normativa para construção com adobe. Com o advento das pesquisas o preconceito vem sendo deixado de lado, e a resistência começa a diminuir”, ressalta a profissional.
Confira em nosso site alguns projetos utilizando esta técnica: Clique aqui!
Fonte: Caminhos da Sustentabilidade