Por Fernanda Dorta

 

 

Há quinze dias do ciclone subtropical que passou em Florianópolis , com ventos de até 118 km/h registrado no dia 4 de dezembro, muitas casas ainda estão se recuperando dos estragos.  A estimativa é de que 170 mil pessoas tenham sido afetadas.

Segundo a Defesa Civil a Lagoa da Conceição e o sul da ilha foram as regiões mais afetadas com quedas de árvores, falta de água, luz e destelhamentos. No norte da ilha também houveram registros de destelhamentos e casas comprometidas.

posteA moradora do Rio Vermelho, Viviane Azevedo, conta que o ciclone varreu o telhado e boa parte do madeiramento de sua casa. “Com esse prejuízo ficamos sabendo sobre a importância da casa ter cinta de amarração”, afirmou.

De acordo com construtor Raphael Autran a cinta de amarração é o travamento das paredes para que as mesmas possam receber a carga de peso oriunda do telhado sem comprometer a estrutura da casa. “É muito importante que todas as paredes, tanto de alvenaria como de madeira, e os telhados estejam bem afixados sem risco sair do lugar, além da casa ter uma boa fundação”.

Prevenção de desastres na construção

Segundo a arquiteta Cecília Prompt existem algumas formas de minimizar possíveis impactos na construção civil.  Apesar de não termos muita pesquisa no Brasil com relação à prevenção de desastres na construção vindos de ciclones, existem alguns princípios construtivos básicos que não podem passar despercebidos como, por exemplo, a leitura do terreno  “É necessário fazer um estudo prévio do local antes de construir para compreender a dinâmica do solo, do vento e das chuvas ”, ressalta.

Nas residências de madeira ou materiais convencionais da construção civil é possível substituir, por exemplo, telhas pelo telhado verde.

img-20160915-wa0046

Telhado verde de grama

“O teto verde é uma cobertura estável, e quando bem feita, funciona como uma proteção superior às telhas de cerâmicas ou outros materiais, pois as mesmas são geralmente apenas pregadas ou encaixadas permitindo que grandes ventos ou temporais as danifiquem”, complementa o construtor. O peso do solo utilizado nas coberturas vegetadas promove segurança impossibilitando danos à cobertura.

Construções alternativas

 

Na bioconstrução existem alguns modelos de casas de alta resistência como, por exemplo, a terra ensacada (conhecida como superadobe). A técnica é uma construção que foi espelhada nas construções antigas com terra, com paredes largas e compactas.

img-20160915-wa0029

amarrações

O superadobe foi criado pelo arquiteto iraniano Nader Khalili (1936-2008), que desenvolveu a técnica como opção para construções na Lua ou em Marte. Alguns estudos revelam também que o suberadobe originou-se em trincheiras de campos de guerra apresentando resistência e estabilidade sendo a mesma adaptada para a construção civil.

Para saber mais sobre cuidados na construção para regiões de ciclones: http://www.preventionweb.net/publications/view/11711

 

estrutura telhado

estrutura telhado obra da Affesc e ago de 2016