Saiba o que rolou no curso de Colheita e Preservação do Bambu para a Construção

//Saiba o que rolou no curso de Colheita e Preservação do Bambu para a Construção

Saiba o que rolou no curso de Colheita e Preservação do Bambu para a Construção

A vivencia teve como objetivo aliar a colheita e tratamento de bambus a serem utilizados nas obras do Projeto Menina do Mato, sítio que desenvolve projetos sociais para a comunidade Barra do Sambaqui  

DSCF0765 A Menina do Mato e a Margem Arquitetura e Bioconstrução, promoveram no último final de semana (27 de agosto), em Florianópolis, minicurso e oficina sobre Colheita e Preservação de Bambu para a Construção!

A vivência foi organizada pela empreendedora social, Adriane Ferreira e a arquiteta Cecília Prompt, e facilitada pela arquiteta Andrea Jaramillo que trabalha com construções com bambu no Equador e no Brasil desde 2003.

DSCF0767

A oficina, que contou com 25 participantes, ofereceu uma troca teórica sobre espécies, uso e tratamento de bambus. Após essa interação os participantes foram para o bambuzal colher, preparar e colocar os bambus na solução de tratamento.

“Escolhi o bambu neste projeto por ser um material resistente e esteticamente lindo! No caso do projeto Menina do Mato possuímos um bambuzal nativo que necessita de cuidados e oferece matéria prima abundante, sendo assim um ótimo recurso em termos de sustentabilidade”, afirma a idealizadora do projeto, Adriane. Segundo ela os bambus colhidos serão utilizados na construção de um banheiro seco e um telhado verde, próximas oficinas que acontecerão em seu sítio, localizado na Barra no Sambaqui. Os bambus já tratados serão utilizados na construção das paredes de taipa de mão – e no alicerce do telhado.

 Sobre o Projeto Menina do Mato e a parceria com a Margem Arquitetura

DSCF0710

O Menina do Mato é um negócio social  – visa promover um impacto social em seu entorno e seu lucro é revestido no próprio negócio – voltado para a preservação ambiental e empoderamento comunitário.

A idealizadora sentiu vontade de abrir as portas do seu pequeno sítio  a fim de fortalecer a comunidade através do consultório de psicoterapia, hospedagem e projetos sociais na área ambiental. Outro atrativo do local são os antigos  engenhos de farinha e cana de açúcar. Segundo a empreendedora o projeto também visa preservar a história e identidade do espaço com uma casa açoriana de aproximadamente 140 anos.

A Margem Arquitetura, através da arquiteta Cecília Prompt, vem desenvolvendo projetos em parcerias com o intuito promover e acompanhar a técnicas de bioconstrução aplicadas no local.

14199525_1112444432169317_538412433264557860_n

Arquitetas Cecília Prompt, Andrea Jaramillo e a empreendedora social Adriane Ferreira

DSCF0716

Casa açoriana

DSCF0712

Engenho de farinha

 

 

 

 

By |2018-02-23T16:44:37-03:00agosto 31st, 2016|Cursos|1 Comment